Óleo de arganem é um poderoso soro de beleza cheio de poder antioxidante, pode ser combinado com outros óleos, como o óleo de Bergamota, um óleo essencial, para criar uma mistura que torna sua pele macia, saudável e bonita.
Nos últimos quinze anos, este óleo – antes difícil de obter fora do Marrocos – tornou-se cada vez mais popular como ingrediente em cosméticos na Europa e na América do Norte. Também é cada vez mais popular e moderno usá-lo diretamente como um óleo de beleza veicular, sozinho ou combinado com outros óleos, incluindo óleos essenciais como a bergamota.
Devido ao seu alto teor de antioxidantes, esse óleo pode ser mais resistente aos danos da oxidação do que o azeite.
O povo berbere onde ela cresce usa o óleo em sua pele há centenas, talvez milhares de anos.
Composição
Contém: 44% de ácido oleico, 30% de ácido alfa-linolênico, 12% de ácido palmítico, 6% de ácido estearidônico, 5% de ácido linoléico e 3% de ácido mirístico.
Também: tocoferóis (vitamina E), fenóis, carotenos, esqualeno e ácidos graxos. Os principais fenóis são o ácido cafeico, oleuropeína, ácido vanílico, tirosol, catecol, resorcinol, epicatequina e catequina.
É altamente hidratante, por isso ajuda com manchas de pele seca, descamação, eczema e descamação. Ele contém um alto volume de vitamina E, que ajuda a proteger a pele contra os fotodanos causados pelos espectros ultravioleta A e B da luz solar, UVA e UVB.
Também ajuda a regular a acne, normalizando a produção natural de sebo da pele (óleo ou cera das glândulas sebáceas). Não é gorduroso.
Os antioxidantes também ajudam a regenerar e rejuvenescer as células danificadas da pele e reduzir a inflamação. Assim, acalma áreas avermelhadas, rachadas, inflamadas, com coceira, ásperas e doloridas.
O conteúdo nutricional também ajuda a fortalecer e regenerar o colágeno e a elastina da pele. Esses são o suporte estrutural da sua pele. Quando a idade e os radicais livres a danificam, sua pele fica enfraquecida, desenvolvendo rugas e linhas finas, incluindo pés de galinha nos cantos dos olhos. Lidar com isso torna sua pele mais forte, mais elástica e flexível. Ele suaviza essas rugas.
Propriedades
Ao aumentar a elasticidade da pele, o uso durante a gravidez pode ajudar a reduzir ou prevenir as estrias. Esfregue um pouco nos seios, estômago, nádegas e coxas durante a gravidez.
Regula o equilíbrio do pH da pele, protegendo-a de danos. Também diminui as cicatrizes.
Um bom hábito é aplicar algumas gotas de óleo na área t do rosto e em quaisquer áreas problemáticas todas as noites, antes de ir para a cama, para que possa penetrar na pele e fazer sua mágica enquanto você dorme.
Além disso, penteie algumas gotas no cabelo ao mesmo tempo. Hidrata os cabelos secos, cacheados e crespos, tornando-os mais gerenciáveis.
Esfregue um pouco nas unhas e cutículas também todas as noites. Isso ajuda a hidratar as unhas secas e rachadas.
Também se aplica a calcanhares e lábios rachados, especialmente durante a baixa umidade e pele seca do ar de inverno.
É feito com os grãos da árvore de argão. Esta árvore – Argania spinosa – é a única espécie dentro do gênero argania, da palavra para a árvore na língua berbere de Shiha.
Argan é nativo da área do Mediterrâneo ocidental, particularmente do vale de Sous e Tindouf na Argélia. Esses locais são semidesérticos, e esse é o clima que argan gosta. Também é cultivado na área de Negev em Israel.
Os galhos começaram a crescer perto do solo e depois se espalharam para receber bastante luz do sol. Isso fornece sombra para o cultivo de outras gramíneas.
Eles crescem de oito a dez metros de altura. Os troncos são nodosos e espinhosos. Eles podem viver até duzentos anos.
As raízes crescem profundamente, sem dúvida para alcançar o máximo de água possível. Isso ajuda a terra a resistir à desertificação, à invasão do deserto do Saara e à erosão do solo.
Sobre a fruta
A fruta leva mais de um ano para amadurecer. É pequeno, tem de dois a quatro centímetros de comprimento e de um e meio a três centímetros de largura. Uma casca grossa envolve um pericarpo carnudo, que contém a noz dura, que contém duas ou três sementes. O óleo está nas sementes.
Tradicionalmente, a árvore é usada como madeira e forragem para cabras, bem como como fonte de óleo. As cabras são animais domésticos comuns e sobem nas árvores para comer as folhas superiores. As cabras também comem as frutas e as sementes podem ser coletadas do esterco.
Nos últimos cem anos, as florestas arganeraie perderam metade de sua área devido à produção de carvão e ao sobrepastoreio. Mais de 8.000 hectares foram designados como reserva da biosfera da UNESCO.
Agora que a população local tem um incentivo econômico para preservar as árvores, espera-se que opte pela colheita sustentável do óleo em vez de cortar as árvores. Freqüentemente, os direitos às frutas são governados por tradições e leis locais.
No Marrocos, grande parte do trabalho de produção do óleo de argan é feito por cooperativas de mulheres.
Os frutos recolhidos são secos ao sol.
A tarefa mais trabalhosa é extrair as sementes da fruta. A polpa descartada é utilizada na alimentação de animais. Os grãos podem ser armazenados e usados para fazer óleo de argan por até vinte anos depois.
As nozes duras são quebradas manualmente entre duas pedras. As sementes podem ser retiradas e torradas. Porém, se o óleo for destinado à venda para uso cosmético, não é torrado.

"[GRÁTIS] 3 RECEITAS FÁCEIS, RÁPIDAS E SURPREENDENTEMENTE SABOROSAS PARA SE EMAGRECER DE VEZ, COMPROVADO CIENTIFICAMENTE"
Depois de torradas, as sementes são cultivadas em um moinho giratório de pedra com um pouco de água, que as transforma em uma pasta marrom. Os trabalhadores espremem a pasta com as mãos para extrair o óleo. A pasta restante é usada para alimentar o gado. Este óleo prensado à mão é bom por três a seis meses.
O óleo é deixado estacionário por duas semanas para permitir que o sedimento assente no fundo.
Uma mulher leva três dias para produzir apenas um litro desse óleo.
As pessoas comem o óleo mergulhando pão nele e no coucous e saladas. Um molho, chamado amlou, é feito de amendoim e amêndoas e, às vezes, adoçado com mel.
O óleo é bom para todos os tipos de pele, incluindo sensível, seca e com tendência a acne. É por isso que costuma ser chamado de “ouro líquido” ou “ouro do Marrocos”.
Você também pode adicioná-lo ao toner facial. E para sua máscara facial. Para fazer seu rosto brilhar, adicione algumas gotas à base, bronzeador ou hidratante colorido.
Adicione algumas gotas ao seu condicionador de cabelo e deixe no cabelo por muito tempo. Adicione algumas gotas ao seu banho ou óleo corporal.
Claro, nenhum óleo – ou qualquer outra coisa – é uma solução perfeita e total para questões de saúde e beleza.
Portanto, às vezes você vê óleo de argão adicionado a outros óleos, incluindo óleo essencial de bergamota.
