O que é uma linguagem de programação?
  • 19
    jun

O que é uma linguagem de programação?

Linguagem-de-ProgramacaoUma linguagem de programação é uma forma padronizada de expressar as instruções para um computador, quer dizer que é um conjunto de regras semânticas e sintáticas utilizadas para definir um programa de computador.

Uma linguagem de programação faz com que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.

 

Para que serve a linguagem de programação

Caso você não saiba o computador não é esse gênio que você pensa, pois um computador só é capaz de entender Sim e Não (para ser mais especifico, 1 e 0 ) e efetuar uma sequencia de passos programados via hardware, pra resumir isso, todas as instruções dadas a um computador são sequências numéricas compostas por 0 e 1 (Ex: 01101100).

Sendo assim, você imagina o trabalhão que o um programador tem para escrever um programa inteiro usando instruções compostas por combinações de 0 e 1? É pra isso que existem as linguagens de programação, para facilitar a comunicação entre programador e hardware, o programador escreve instruções.

Essas instruções são desenvolvidas com uma linguagem bem próxima da que as pessoas usam pra se comunicar, depois um segundo programa traduz o que o programador escreveu para sequências compostas por 0 e 1 (Compiladores) ou interpreta as instruções escritas pelo programador e as executa (Interpretador).

Linguagem de programação compilada

São as linguagens que passam por um processo de tradução (compilação), sendo transformados para um segundo código (código de maquina) compreensível ao processador, o programa responsável por essa tradução é chamado de compilador.
Linguagens interpretadas

São linguagens onde o código fonte da mesma é executado por um outro programa de computador chamado interpretador, que em seguida é executado pelo sistema operacional ou processador. Mesmo que um código em uma linguagem passe pelo processo de compilação, a linguagem pode ser considerada interpretada, se o programa resultante não for executado diretamente pelo sistema operacional ou processador.

Linguagem de programação de alto nível

São linguagens com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.

Linguagem de programação de baixo nível

Tratam-se de linguagens de programação que compreendem as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza-se somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina. Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador.

Um exemplo é a linguagem Assembly, que trabalha diretamente com os registradores do processador, manipulando dados.

Qual será a melhor linguagem de programação para iniciantes aprenderem?

Caso você seja iniciante, é importante primeiramente buscar por uma linguagem de programação que te ajude a entender a lógica da programação. Somente após compreender o básico que você deve buscar por outra linguagem de programação mais profissional. Muitas pessoas já começam aprendendo lógica de programação com linguagens profissionais, por exemplo java, C, python, C#, etc.

Mesmo sendo absolutamente possível aprender dessa forma, é perfeitamente normal algumas pessoas ainda apresentarem uma maior dificuldade para compreender certos conceitos básicos por meio dessa linguagem. Sendo assim, para quem nunca programou antes, indico fortemente que comece com uma linguagem que o ajude aprender a programar.

Mas se você é iniciante e tem dificuldade em conseguir a aprender a lógica de programação tendo que “decorar” as restrições exigidas pela linguagem, simplesmente apele para começar do básico sem problemas.

Nós, da Hospede Aqui, trabalhamos com linguagem de programação voltada para a web. Caso queira optar pelo desenvolvimento ou criação de criação de site, acesse nossa página de criação de sites: http://hospedeaqui.com/servicos/criacao-de-sites-campinas/.

Leave a Reply