O que é e como registrar um domínio?
  • 19
    jun

O que é e como registrar um domínio?

Se você é dono de uma empresa que está na internet ou se você é dono de um blog que queira levar para um lado mais profissional, é bem possível que você já tenha pensado em ter um domínio “.com.br” para o seu site. Só que o problema é que muitas pessoas não fazem a menor ideia de como fazer esse registro.

Deixar a sua marca registrada é com certeza o tesouro mais importante de qualquer negócio. O nome da sua marca representa a identidade e a reputação do seu negócio, seja ele baseado em uma atividade de profissional liberal ou de uma empresa.

dicas para registrar um dominio

O nome de um domínio na internet é a sua identidade digital, é como seu negócio vai ser conhecido e mais importante ainda, é como ele vai ser localizado na Internet. Um passo importante para proteger sua marca é registrá-la nos organismos de propriedade intelectual dos mercados e países onde se pretende atuar.

Como todos nós sabemos, os negócios são avaliados pela força da sua marca. No mundo virtual, os negócios também são avaliados pela facilidade de ter endereços facilmente associados à sua atividade ou produtos.

Ao fazer o registro , você protege o seu nome de domínio, pois é tão importante quanto garantir direitos sobre marcas e patentes. Ter uma identidade digital não é um luxo e sim uma necessidade para qualquer empresa ou profissional que pretende atuar na rede. E quem não pretende

Agora, explicaremos o que você deve fazer para transformar o seu site em um com domínio “.com.br”.

Dicas para escolher um domínio

como registrar um dominio

– Evite escolher domínios longos ou cuja grafia e pronúncia seja de difícil memorização;

– Evite usar termos ou palavras que sejam associadas a outras marcas ou empresas;

– Evite usar números e hifens;

– Dê prioridade para domínios que tenham relação direta ou possam descrever os produtos / serviços do seu negócio;

– Utilize uma extensão de domínio coerente. Exe.: .info para sites informativos, .org para organizações não comerciais, etc..

– Considere expressões e palavras familiares ao seu público-alvo;

Verifique a disponibilidade do endereço

O primeiro passo para registrar um domínio é verificar se o domínio que você deseja registrar já não foi utilizado por outra pessoa. No site que você for contratar o serviço, você verá um campo para incluir o nome do site que você deseja cadastrar.

Se o domínio que você deseja já está registrado, o serviço mostrará opções com o mesmo endereço, mas com finais diferentes. Para entender melhor o que cada terminação significa (aquele “.alguma coisa.br”), o Hospede Aqui disponibiliza uma página para registro de domínio, acesse aqui: http://hospedeaqui.com/area-do-cliente/?ccce=domainchecker
explicando cada uma. Assim, você poderá ver qual se encaixa melhor ao seu site.

Efetue o cadastro no serviço

Se tudo ocorreu como o planejado, o endereço está disponível para ser registrado e você pode se cadastrar no serviço. Será necessário incluir seus dados, como e-mail, nome completo, endereço e telefone, assim como criar uma senha dentro do serviço. Feito tudo isso, você estará pronto para registrar o seu domínio.

Registre o seu domínio

Assim que o cadastro foi efetuado, chegou a hora de realizar o registro do endereço. Para cadastrar o domínio, é necessário informar alguns dados como CPF (em caso de pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica), endereço e telefone válidos. Note que existem opções do tipo de domínio que você quer registrar e os valores cobrados.

Também é necessário informar DNS do servidor em que o seu site se encontra, para poder realizar o direcionamento de tráfego para o endereço que será registrado.

Veja também como contratar planos de hospedagem de sites, acesse: http://hospedeaqui.com/servicos/hospedagem-de-sites/

Leave a Reply