Dicas de coisas que você pode fazer com o cPanel
  • 19
    jun

Dicas de coisas que você pode fazer com o cPanel

cpanel-linux-php-mysql-apacheO CPanel é uma ferramenta muito usada para a administração de sites em plataformas Linux. Com o CPanel você pode administrar as contas de e-mail, ftp, criar subdomínios, gerenciar banco de dados entre outras opções.  O que você pode não saber é que o cPanel é uma poderosa ferramenta para administrar o ambiente de hospedagem do seu site. Ele possui recursos muito úteis, que poderão facilitar bastante o seu dia a dia.

Nesse artigo conheça dicas de coisas que você pode fazer facilmente em sua hospedagem, utilizando o cPanel:

1 – Para proteger os diretórios com senha

Caso você tenha a necessidade de compartilhar arquivos algum fornecedor ou cliente sem precisar utilizar os serviços de terceiros, como DropBox ou Google Drive, você pode Acessar o cPanel e procure a opção “Diretórios Protegidos com Senha”. Clique e siga as instruções para proteger o seu diretório.

2 – Para obter informações detalhadas sobre a audiência do seu site

SE você quer informações detalhadas de quantos visitantes seu site teve ou de onde eles vieram, saiba que o cPanel prova quem não é só Google Analytics possui essa função. Caso você não possua ainda uma ferramenta similar instalada no site, o AWStats poderá fornecer informações detalhadas sobre seus visitantes.

3 – Para bloquear o acesso a partir de determinado(s) IP(s)

Caso você gerencie algum CMS ou até mesmo o WordPress que permite que comentários sejam publicados, obviamente sabe que os inconvenientes spans são absolutamente comuns.  No caso do WordPress, ele grava por padrão o IP dos comentários. Para bloquear um IP que esteja incomodando, acesse o item “Gerenciador de IPs bloqueados” e insira o IP ou intervalo, conforme as instruções da página.

4 – Para bloquear o acesso direto a arquivos de imagem (hotlinks)

Caso algum visitante de seu site ache alguma imagem que gostou e resolve copiar para o seu site também, invés desse visitante copiar a imagem, ele somente conseguirá copiar a url dessa imagem.

Sendo assim, cada vez que alguém visitar a página no site dele, haverá uma requisição para o seu site, consumindo assim recursos preciosos para o seu site. Para evitar isso, você pode ativar a proteção de hotlinks do cPanel.

5 – Para configurar as respostas automáticas no e-mail

Uma coisa que pode ser de grande utilidade para você é a configuração de respostas automáticas, pois você poderá alertar as pessoas que te enviam e-mails durante os períodos que você estiver ausente, ou simplesmente para enviar uma resposta rápida  para fins de suporte a clientes. Você pode ativar esse recurso de respostas automáticas de e-mails acessando o item “Respostas Automáticas”.

6 – Para configurar os redirecionamentos de contas de e-mail

Ao configurar os redirecionamentos de contas de e-mail permite que haja o envio automático de uma cópia de todas as mensagens que chegam em uma conta de e-mail para a outra mesmo que essa conta não seja do mesmo domínio. E através desse recurso você poderá configurar um redirecionamento dessa conta para o seu e-mail principal.

E com isso você não precisará acessar essa conta diariamente para saber se chegou alguma nova mensagem por lá. E se você deseja que outras contas também recebam uma cópia desta caixa, basta criar novos redirecionamentos. Você pode criar quantos redirecionamentos quiser em uma mesma conta.

7 –  Para otimizar o desempenho do seu site comprimindo o conteúdo dele

Para otimizar o desempenho do seu site é possível utilizar uma técnica que é muito recomendada que é o ato de comprimir o conteúdo dele antes mesmo de enviar para o navegador do usuário. Essa técnica economiza uma boa quantidade de banda fazendo com que o seu site carregue bem mais rápido se for comparar com a versão que não foi comprimida.

Se você deseja ativar essa técnica, basta acessar o item “otimizar Website” e selecione a opção “compress all content”.

Faça a criação de site através do cPanel utilizando o instalador de Scripts Softaculous! Para saber mais sobre criação de sites, acesse: http://hospedeaqui.com/servicos/criacao-de-sites-campinas/

Leave a Reply